quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bola de Natal em Patchwork

Por Ana Cláudia Mattos - retirado do site Chica BacanaMaterial Necessário:

1 bola de isopor número 17 (24 cm de circunferência)
3 pedaços de tecido de algodão de padronagens diferentes
2 quadradinhos de tecido de algodão branco de 4 cm X 4 cm
1 caixa de alfinetes niquelados número 29
1 pedaço de 15 cm de fitilho dourado
26 cm de fita com 2,5 cm de largura para decorar
1 pedaço de fita rigor bem fininha (uns 26 cm)
miçangas e lantejoulas pequenas para decorar
ferro de passar
tesourinha
fita métrica
lápis ou caneta gel para marcar
1 dedal

Corte 8 quadrados de 6 cm X 6 cm de um dos tecidos . Corte 16 quadrados de 6 cm X 6 cm dos outros dois tecidos. Com o auxílio do ferro, dobre e marque os quadradinhos da seguinte forma: primeiro dobre ao meio.Depois dobre como mostra a figura abaixo:
Agora faça a última dobra
Pronto. Agora seus quadradinhos viraram triângulos retângulos! A bola será feita em duas etapas: primeiro uma metade e depois a outra. Trace um diâmetro imaginário na bola de isopor e marque o centro dos dois lados. Marque o centro dos dois quadradinhos brancos.
Passe um alfinete pelo centro do quadradinho e espete na marca da bola de isopor.
Dica: use o dedal para espetar os alfinetes. Você irá espetar muuuuitos alfinetes. Preserve os seus dedinhos! Você tem 3 grupos de tecidos: 1 grupo com 8 pedacinhos e 2 grupos com 16 pedacinhos. Separe 4 pedacinhos do grupo menor, com 8 pedaços. Vamos começar a montar a bola: Pegue um dos triângulos e espete o vértice superior no centro das duas últimas dobras) bem coladinho no centro da bola (onde você espetou o quadradinho branco).
Agora espeta mais 4 alfinetes: nos outros vértices e prendendo as dobras do meio.
Espete os alfinetes até o fim. Fotografei com os alfinetes à mostra para melhor visualização. Pegue mais um pedacinho e repita o processo. Atenção: ele deverá estar bem coladinho ao primeiro.
Repita o processo com os outros dois triângulos. O resultado será esse:

Dica: se os quadradinhos não estiverem dobrados bem certinho e afixados bem próximos um do outro na bola, você poderá encontrar alguma dificuldade para acomodar o último triângulo. Volte alguns passos que dará certo! Agora você vai trabalhar com outro tecido. Separe 8 triângulos iguais de um grupo de 16. Com o auxílio da fita métrica marque 1,5 cm nessas 8 linhas das dobras e das emendas dos triângulos, começando a medir do vértice supertior, afixado próximo ao centro da bola. Veja abaixo para ficar mais claro aqui

Nesses pontinhos serão espetados os alfinetes que prenderão os vértices superiores dos próximos triângulos a serem afixados. Veja abaixo:
Continue prendendo os triângulos, seguindo o mesmo procedimento. Note que agora os triângulos se superpõem. Prenda também os vértices e os centros das dobras.
Continue circulando a bola e prendendo os triângulos.

Note que irá se formar uma estrela no centro da bola! Ao chegar no oitavo e último triângulo dessa sequência, você deverá soltar o alfinete do vértice do primeiro triângulo preso, para inserir o vértice do oitavo triângulo por baixo do vértice do primeiro. Isso é necessário para que cada triângulo fique com um vértice por cima e um por baixo.

Repita o mesmo procedimento para começar a prender os triângulos da última sequência. Note na foto abaixo os pontinhos marcando a medida de 1,5 cm do vértice superior do triângulo, até o local onde o alfinete será espetado.
Continue prendendo os triângulos.

Quando acabar de prender esses 8 triângulos, a sua bola estará assim:

Está pronta uma metade da bola. Repita o mesmo processo na outra metade.

Depois de prender todos os triângulos, a sua bola estará assim:Agora é o momento de dar o acabamento com a fita. É importante planejar o desenho que deseja fazer com as miçangas e lantejoulas, para, quanto concluir a circunferência, o desenho se encontre de forma harmônica. Eu fiz o seguinte: como a circunferência da bola tem 12 cm, decidi começar prendendo um alfinete a cada 2 cm. Utilizei um resto de fita vermelha com borda dourada que eu já tinha. Para dar um toque verde, peguei uma fitinha rigor bem fininha e fui prendendo as duas fitas juntas superpostas na bola. Prenda assim: Pegue o alfinete, passe uma miçanga e uma lantejoula (usei verdes) e espete no local desejado

Circule a bola com a fita, espetando um alfinete para prender o início e o final da fita. Atenção: não corte ainda a extremidade final, pois você precisará dobrar a pontinha para dar o acabamento.

Continue circulando a bola prendendo os alfinetes com as miçangas e as lantejoulas. Para dar o acabamento, apare o excesso e dobre a pontinha da fita para dentro, ajustando para que fique presinha no último alfinete da circunferência. Prendi alguns alfinetes com miçangas e lantejoulas douradas, intercalando os intervalos. Use sua criatividade e faça da forma que achar melhor.

Em um dos lados da bola, folgue os alfinetes que prendem a estrela formada. Corte um pedaço do fitilho dourado com aproximadamente 15 cm. Dobre em dois e amarre um lacinho com a fita rigor fininha.

Ajuste o tamanho da alcinha para aquele desejado, apare as sobras do fitilho, deixando 1 cm abaixo do lacinho. Em um dos lados da bola, folgue os alfinetes que prendem a estrela formada.

Retire um dos alfinetes e solte a ponta da estrela para poder afixar o fitilho. Prenda cada uma das pontas do fitilho com um alfinete. Deixe uma pequena sobra, para que não desfie e solte.

Agora é só prender novamente a pontinha do triângulo e sua bola está pronta! Espero que faça sua casa mais bonita nesse Natal!

Nenhum comentário: